Documento Nacional

SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL - DOCUMENTO NACIONAL


A cada dois anos, a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos lança o Documento Nacional, medidor da situação da Manutenção no Brasil, a partir de ampla pesquisa realizada entre empresas representantes dos principais setores da economia de todo o país. Os dados e as informações do Documento são ferramentas que apoiam as decisões gerenciais e ainda servem de subsídios para trabalhos, palestras e artigos publicados no Brasil e no exterior. É uma pesquisa importante, pois permite uma visão sobre como se encontra a Manutenção no país e suas tendências.


Por meio de questionário, que abrange diferentes áreas, é feito um levantamento de dados para estabelecer índices em nível nacional, com objetivo de determinar os parâmetros que possam balizar a ABRAMAN quanto a controle, melhoria e determinação do desempenho da Manutenção no Brasil. O trabalho é conduzido por uma Comissão Técnica, integrada por representantes de diferentes setores com experiência na área de Manutenção & Gestão de Ativos.


A ABRAMAN apresentará o resultado do Documento Nacional 2019, durante o 34º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, a ser realizado de 14 a 18 de outubro em Vitória - ES, em paralelo à XXXIV EXPOMAN - Exposição de Produtos, Serviços e Equipamentos para Manutenção e Gestão de Ativos.


A ABRAMAN aproveita, desde já, para agradecer a importante contribuição das empresas na Pesquisa 2019 e espera contar com as mesmas, novamente, em 2021.


HISTÓRICO

Em 1983 o documento foi criado pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo). Com a fundação da ABRAMAN em 1984, a elaboração deste documento foi transferido para a Associação. Em 1991, foi feita uma consulta junto a AEM (Associação Espanhola de Manutenção) de modo que fosse desenvolvido com base no já elaborado por esta entidade. A partir de 1993 a ABRAMAN estabeleceu um novo padrão para o desenvolvimento e apresentação do Documento Nacional nos moldes da AEM, mantido até hoje.



QUESTIONÁRIO DA PESQUISA 2019


O intuito deste questionário é realizar um levantamento de dados para estabelecimento de índices, a nível nacional, objetivando a determinação de parâmetros que possam nos balizar quanto ao controle, melhoria e determinação do desempenho da Manutenção no Brasil. Sua participação nesta etapa muito contribuirá para a adequada elaboração deste instrumento gerencial. Reiteramos a confidencialidade dos dados apresentados neste questionário.

A ABRAMAN agradece sua dedicação e, tão logo tenha consolidado os resultados, encaminhará o Documento Nacional a todos aqueles que o viabilizaram.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O QUESTIONÁRIO DA PESQUISA 2019

MENSAGEM DA ABRAMAN


Desde 1985, a ABRAMAN pesquisa e divulga bienalmente os indicadores de performance da Manutenção e Gestão de Ativos nos principais setores de produtos e serviços que movimentam a economia brasileira. Como exemplo, são pesquisados e levantados índices distribuídos em áreas de enfoque como Forma de Atuação, Nível Hierárquico, Pessoal Próprio, Quadro Técnico, Rotatividade e Contratação de Pessoal, Contratação e Conceito dos Serviços, Critérios na Contratação, Composição dos Custos, Aplicação dos Recursos - Pessoal, Qualidade na Manutenção, Custo por Faturamento, Disponibilidade Operacional, Idade Média, Valor de Estoque e Segurança Industrial.


Assim, o Documento Nacional - A Situação da Manutenção no Brasil representa uma detalhada análise da situação da função em todo o Brasil, sendo inclusive adotado como "benchmark" por profissionais, estudantes, pesquisadores e gerentes das maiores empresas nacionais e internacionais, além dos principais veículos de comunicação de massa.


Como uma forma de atrair um maior número de respostas e assegurar a credibilidade da pesquisa, a ABRAMAN assume o compromisso, através de um Termo de Confidencialidade, de garantir a todas as empresas participantes da pesquisa o completo sigilo das informações prestadas, com o comprometimento de somente utilizá-las para fins estatísticos de consolidação do Documento.


De acordo com a tradição, o Documento Nacional 2019, em sua forma final, será lançado e apresentado no 34º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, a ser realizado de 14 a 18 de outubro de 2019, em Vitória - ES.


Esse trabalho, de extrema importância para a otimização dos custos e a melhor produtividade das empresas, é também necessário para o Brasil, que precisa rapidamente melhorar seus níveis de competitividade no cenário mundial.


Aproveitamos a oportunidade para reiterar nossos votos de elevada estima e consideração.