Cursos e Eventos

Cursos Mês Dias Local Carga Horária Horário Instrutor Valores
Associado Não Associado
Maturidade em Gestão de Ativos - EAD AO VIVO - 17, 19 e 21/08/2020

Agosto 17, 19 e 21 EaD - Ao Vivo 9h 15h30 às 18h30h

João Ricardo Barusso Lafraia

Ana Paula Schlemper Pacheco

Maria Cristina Alexandre Costa

R$ 600,00 R$ 800,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 11/08/2020.


INSCREVA-SE AGORA



INTRODUÇÃO


O curso Maturidade em Gestão de Ativosabrange os conceitos e práticas necessários para entender a Gestão de Ativos no contexto de distintos ambientes de negócios e avaliar o grau de maturidade da organização neste âmbito.


OBJETIVOS


Preparar os profissionais para identificar o grau de maturidade da Gestão de Ativos de suas organizações.


PRÉ-REQUISITO


Ter participado dos cursos de Fundamentos da Gestão de Ativos e de Introdução a ISO 55001 - Como Implantar a Gestão de Ativos em sua organização.


PLATAFORMA


O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: Go ToMeeting


PÚBLICO ALVO


Líderes, gestores e profissionais que desejam conhecer o nível de maturidade da Gestão de Ativos frente a desafios como a certificação ISO, participação em premiações etc.


CARGA-HORÁRIA


9 horas de ensino em formato online, durante 3 encontros, das 15h30min às 18h30min.


PROGRAMA


1. Introdução

  • A Gestão de Ativos no contexto mundial
  • Conceito de Maturidade em Gestão
  • Modelos de Avaliação da Maturidade

2. As 39 disciplinas do GFMAM

  • O que é o GFMAM? Para que serve?
  • O que são as 39 disciplinas?
  • Entendimento dos 6 grupos e suas respectivas disciplinas

3. Modelos de Gestão

  • O que, por quê?
  • Os principais modelos de referência no mundo
  • A Gestão de Ativos e o Modelo de gestão da minha organização

4. O que há além da ISO 55001?


  • Alinhamento organizacional
  • Geração de Valor:
  • Indicadores para monitor o atendimento das necessidades das partes interessadas
  • Como está minha competitividade?
  • Resultados sustentáveis
  • Diagnóstico organizacional
  • Inovação
  • Gestão do conhecimento
  • Organizações flexíveis
  • Governança e a Responsabilidade Corporativa
  • Sucessão
  • Gestão por processos

5. Fatores de Avaliação

  • PDCA
  • Proatividade
  • Inovação
  • Abrangência
  • Continuidade
  • Melhoria dos resultados
  • Tendências de futuro
  • Competitividade

6. Participação no MeGA

  • Onde estou? Quanto falta? O que fazer?
  • Reconhecimento
  • Boas Práticas

INSTRUTORES


JOÃO RICARDO BARUSSO LAFRAIA


Graduado em Engenharia Mecânica, MSc em Engenharia e MBA e doutorando em Administração de Empresas. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gestão de Ativos e Manutenção - ABRAMAN, coordenador da ABNT/CEE-251 Comissão de Estudo Especial Gestão de Ativos (Comissão Espelho do ISO/TC251) e diretor do WPiAM (World Partners in Asset Management).

Atualmente é gerente geral da Petrobras na Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos, em Santos, São Paulo. Trabalha há 35 anos na Petrobras, ocupando as funções de engenheiro de Inspeção, coordenador de Confiabilidade, gerente de Engenharia, gerente de Produção na Refinaria Repar e gerente geral de cinco Refinarias no Brasil. Foi gerente geral de Eficiência Operacional das Refinarias da Petrobras na sede no Rio Janeiro. É coordenador da Comissão Especial de Estudo (CEE-251) da ABNT que produziu a série de normas de Gestão de Ativos NBR ISO 55.000.

Foi presidente da ABRAMAN e fez parte do Comitê Executivo do Fórum Global de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAM). É autor do livros “Manual de Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenção”, “Liderança para Segurança, Saúde e Ambiente” e co-autor do livros “Gestão de Estratégia e Confiabilidade”, “Criando o Hábito da Excelência”, “Liderança baseada em Valores”, “Gestão de Ativos” e “Vivendo a Gestão de Ativos”. Em novembro de 2013 lançou o livro “Living Asset Management”, publicado na língua inglesa. Em coautoria com John Hardwick, escreveu um capítulo do livro “The New Asset Management Handbook – A guide to ISO 55.000”, lançado em 2014 e co-autor do livro “Living Asset Management Maturity”, em 2020. É autor de diversos artigos e palestras sobre Excelência na Gestão de Ativos, Confiabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. É certificado CMPR (Certified Maintenance and Reliability Professional) pela SMRP-USA, CFAM (Certified Fellow in Asset Management) pela AMCouncil-Austrália e CAMA (Certified Asset Management Assessor) pela WPiAM.


ANA PAULA SCHLEMPER PACHECO


Gerente de Planejamento e Controladoria da Bacia de Santos Unidade de Exploração em Águas Ultra Profundas da Petrobras, tendo atuado também nas áreas de Abastecimento, Refino e Petroquímica da Companhia. É formada em Engenharia de Produção Mecânica, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral e pós MBA em Liderança, pela Kellog Business School. É especialista em Gestão pela Fundação Nacional da Qualidade e certificada em Gestão de Ativos pelo WPiAMP.

Possui experiência gerencial de mais de 15 anos em estruturação, implantação e avaliação de modelos de gestão, tais como Modelo de Excelência em Gestão (MEG), Sistema de Gestão Integrado e Sistema de Gerenciamento de Segurança de Processos, Sistema de Gestão de Segurança de Processo e Gestão de Ativos

Atua como voluntária em avaliações de empresas pela Fundação Nacional da Qualidade e na Comissão de Estudo Especial em Gestão de Ativos ABNT CEE 251, onde coordenada o GT-12 - Estruturação do Prêmio MeGA - Melhores em Gestão de Ativos.


MARIA CRISTINA ALEXANDRE COSTA


Principais projetos desenvolvidos: implantação de modelos e sistemas de gestão tendo como referência Modelo de Excelência da Gestão da FNQ, em alinhamento com requisitos normativos como, por exemplo ISO 9001, 14001 e 55001 e OSHAS/45001, Dentre seus principais clientes destacam-se Cemig, EDP Distribuição, Enel, Energisa, FCC S.A, Inmetro, Petrobras, Petroflex, Transpetro, Sabesp.

Modelagem de processos e revisão de estrutura organizacional:Prumo Logística, Revap, Petrobrás.

Gestão Estratégica:EDP Distribuição, FCC S.A., Farmanguinhos, Fiotec, Inmetro, Petrobrás.

Implantação de processo de Gestão de Ativos: FCC S.A.

Voluntariado:

• • Atuação na FNQ: criadora pela FNQ do Melhores em Gestão de Ativos, cuja primeira edição ocorreu em 2019, Coordenadora Técnica de 2013 a 2016 do Núcleo do Modelo de Excelência da Gestão que conduziu à criação do MEG – 21ª edição, Orientadora de 2007 a 2012, Examinadora Sênior de 2002 a 2006; Examinadora Relatora em 2000 e Examinadora em 1999. Instrutora da Banca Examinadora desde 2000, Membro do GT de Processos da FNQ de 2013 a 2015, Membro do Comitê Técnico-educacional em 2002; Membro do Comitê de Avaliação em 2002 e 2001; Observadora da Fundação Nacional da Qualidade no processo de chancela do Prêmio Mineiro em 2004 e do Prêmio Qualidade Rio em 2002 e 2001

• •Atuação em prêmios correlatos ao PNQ:Examinadora do Prêmio Iberoamericano em 2002; Membro do Comitê de Educação do Programa Qualidade Rio de 2000 a 2004; Membro da Regional Rio do Comitê de Educação do Prêmio Nacional da Qualidade (1997-1998)


TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 600,00

NÃO SÓCIO: R$: 800,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO


EAD - AO VIVO

15:30h às 18:30h


CERTIFICADO

O certificado será digital e enviado em até 30 dias após o término do curso para o endereço eletrônico informado no momento do preenchimento da inscrição,.

Só receberão os certificados somente os participantes com 80% de aproveitamento do curso.


INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado por e-mail com 72 horas de antecedência ao curso.
  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA


De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Secretaria ABRAMAN

Vânia Veloso: secretaria@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br






Análise de Falhas (Causa Raiz) - EAD AO VIVO - 24 a 27/08/2020

Agosto 24, 25, 26 e 27 EaD - Ao Vivo 12h 09h às 12h

José Wagner Braidotti

R$ 450,00 R$ 600,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 17/08/2020.


INSCREVA-SE AGORA




PLATAFORMA


O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: Go ToMeeting



CARGA-HORÁRIA


12 horas de ensino em formato online, durante 4 encontros, das 09h às 12h.


OBJETIVO


A pressão por melhores indicadores de produtividade, disponibilidade e confiabilidade nas organizações têm aumentado a cada ano, tornando os diversos processos de trabalho aliados neste sentido, pois todos participam no sentido de proporcionar melhores práticas de trabalho.

Quando nos envolvemos com os ativos relacionados aos processos produtivos, estamos a todo o momento necessitando utilizá-los da melhor maneira possível, tendo nos indicadores já mencionados, um sinal de qual caminho estamos percorrendo para que possamos nos alimentar de informações, com o objetivo de buscarmos práticas cada vez mais atualizadas no sentido de obtermos resultados cada vez melhores.

Contribuindo para atingir as melhores práticas de trabalho, temos na metodologia de Análise de Falhas um aliado extremamente importante, pois desta maneira estaremos aplicando o que denominamos Engenharia de Manutenção, na constante busca pela identificação da causa do problema, determinando uma ação de bloqueio e a solução dos problemas que interferem negativamente nos indicadores que medem o desempenho das áreas de processo.

Este processo de trabalho tem como característica ser realizado através da utilização de grupos multidisciplinares.

Esta técnica de trabalho é um excelente condicionador ao trabalho criativo.


PROGRAMA


  1. Introdução sobre Falha
  2. A Evolução da Manutenção/Os Desafios da Manutenção
  3. Conceitos Gerais de Manutenção
  4. Tendências Mundiais da Manutenção
  5. Manutenção de Classe Mundial
  6. A Confiabilidade Aplicada na Engenharia de Manutenção
  7. Mudanças/Paradigmas
  8. Missão e Objetivo da Manutenção
  9. Tipos de Manutenção
  10. Conceito de Quebra/Falha
  11. Fluxograma dos Processos
  12. Árvore e Curva da Falha Funcional
  13. Procedimento Operacional
  14. A Confiabilidade e a Disponibilidade
  15. Matriz de Aplicação de Análise de Falha
  16. Exercícios Práticos
  17. Conclusão


PÚBLICO ALVO


Profissionais e técnicos de nível gerencial e médio, supervisores de equipes de manutenção, profissionais de planejamento, programação e controle de manutenção, engenheiros e técnicos de manutenção, e supervisores e técnicos de operação.


INSTRUTOR


ENG.JOSÉ WAGNER BRAIDOTTI JUNIOR

Engenheiro Mecânico, formado pela FEI em 1985. Engenheiro de Segurança do Trabalho, na FAAP, em 1998. Pós-graduado em Administração de Empresas, na FAAP, em 1988. Economia, na Faculdade São Judas Tadei, em 1992. Engenharia de Manutenção Industrial, na Mauá, em 1995. Gerenciamento e Auditoria de Manutenção em Bruxelas Bélgica, em 2000. Sistema Informatizado para Diagnóstico Energético em Atlanta EUA, em 2002. Avaliação dos Processos de Manutenção em Erlangen Alemanha, em 2003. MBA de Gerenciamento de Projetos, na FGV em 2007. Com mais de 35 anos de experiência na área de Engenharia de Manutenção e desde 1993 na Braidotti Engenharia e Consultoria como Diretor de Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos. Implantação de projetos no Brasil, EUA, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Honduras, Angola, Quênia, com treinamento de equipes em Práticas de Manutenção de Classe Mundial. Autor dos livros: A Falha não é uma Opção (lançado em junho/2013) e a Governança da Manutenção (lançado em junho/2016), com treinamentos especializados realizados para mais de 2.500 profissionais em todo o mundo.


TAXA DE INSCRIÇÃO

Associados: R$ 450,00

Não Associados: R$ 600,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO

EAD - AO VIVO

09:00h às 12:00h


CERTIFICADO

Será fornecido certificado impresso enviado pelo correio no endereço informado na inscrição aos participantes com 80% de frequência.


INFORMAÇÕES GERAIS


1. INSCRIÇÕES

A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.

Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site da Abraman: www.abraman.org.br


2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA

De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado com antecedência por e-mail.


A Abraman reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não obtiver o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:


Secretaria ABRAMAN

Vânia Veloso: secretaria@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br


Eventos ABRAMAN

Luana Barros:

eventos1@abraman.org.br



Estruturação do Modelo de Gestão Organizacional - EaD Ao Vivo - 01, 02, 04, 08 e 09/09/2020

Setembro 01, 02, 04, 08 e 09 EaD - Ao Vivo 10h 13h as 16h Antônio Tadeu Pagliuso R$ 567,00 R$ 810,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 25/08/2020.


INSCREVA-SE AGORA




PLATAFORMA


O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: Go ToMeeting



CARGA-HORÁRIA


10 horas de ensino em formato online, durante 5 encontros, das 16h às 18h.


PROGRAMA


Introdução


O curso Estruturação do Modelo de Gestão Empresarial traz a discussão e reflexão a necessidade e a importância de se ter um modelo definido e desdobrado na organização, potencializando sua efetiva compreensão e o engajamento de todas as partes interessadas para o alcance dos objetivos e resultados organizacionais. Além disso, o curso busca iniciar a reflexão do porquê não compreendemos os problemas complexos e, em função disso, tomamos decisões fragmentadas que normalmente prejudicam a organização.


Objetivos


Propiciar aos participantes o entendimento e compreensão do processo de estruturação ou revisão do Modelo de Gestão da empresa à luz dos diversos modelos de referência existentes e adotados pelas organizações de forma fragmentada e sem uma lógica definida.


Público-alvo


Líderes e gestores de forma geral, responsáveis pela gestão da organização.


Programa


1) Evolução das organizações, fatores de competitividade e reflexão sobre os novos pressupostos

a. A evolução das organizações e o potencial “novo mundo”, pós

pandemia da Covid-19

b. Reflexão sobre os fatores de competitividade

c. Novos pressupostos


2) Pensamento Sistêmico e Complexo

a. Principais conceitos

b. Teoria U

c. Competências sistêmicas


3) Modelos de Negócio, Gestão e Organização

a. Conceituação

b. Diferenças básicas entre os modelos

c. Erros comuns na definição desses modelos


4) Macroprocessos estruturantes da gestão.

a. Entendimento do significado prático de gestão organizacional

b. Os 5 macroprocessos estruturantes

i. Gestão das Partes Interessadas

ii. Gestão da Estratégia

iii. Gestão da Cadeia de valor

iv. Rituais de análise de desempenho

v. Aprendizado organizacional


5) Desenvolvimento Sustentável

a. O que é desenvolvimento?

b. É possível conciliar desenvolvimento com conservação?

c. Sustentabilidade como fator competitivo


6) Construção e desdobramento do Modelo de Gestão da Organização

a. Princípios para a definição do modelo de gestão

b. Principais benefícios em se ter um modelo formalmente definido

e disseminado

c. Como começar?

d. Identificação de potenciais riscos.

e. Principais ações pós definição.


INSTRUTOR


ANTONIO TADEU PAGLIUSO

Sócio diretor da Holus Gestão Empresarial e Educacional, tendo como focos principais a avaliação da maturidade da gestão organizacional, construção do modelo de gestão e do planejamento estratégico, revisão dos processos (otimização e redução de custos inteligentes), desenvolvimento da liderança, dentre outros temas. Atuação em empresas como: EDP Distribuição, Embraer, Solví, Vega Solví, Solví Soluções Industriais, Petrobras, Suzano Papel e Celulose, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Nacional da Qualidade, UniCEUB, Eletronorte, SEBRAE (SP, AL, PI, RN, TO e Nacional), Manaus Ambiental, Embasa, EDP, Energisa e Sabesp. Administrador de Empresas, com MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e University of California (Irvine), sendo também pós-graduado em Gestão Estratégica e em Engenharia de Produção. Atualmente, Mestrando em Gestão para Competitividade – Linha Sustentabilidade na EAESPFGV. Com mais de 35 anos de experiência, atuou como executivo em diversas organizações, como Fundação Nacional da Qualidade - FNQ e SENAI-SP. Foi Coordenador Geral da Rede Iberoamericana para a Excelência da Gestão (2005/2006). Atua em atividades voluntárias da FNQ e em outras organizações voltadas à excelência do desempenho no Brasil e no exterior desde 1997. Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, assim como da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Paulista – UNIP. Conferencista no Brasil e no exterior, sendo também Coautor do Livro “Gestão organizacional: o desafio da construção do modelo de gestão”, além de autor de diversos artigos nas áreas da Gestão Organizacional, Qualidade, Produtividade, Competitividade e Sustentabilidade. Condecorado pelo Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador em 2007. Certificação XPER MENTOR pela XPER Social Business. Certificação CMC – Certified Management Consultant, conforme padrões internacionais definidos pelo ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Certificação CAMA – Certified Asset Management Assessor (Avaliador de Gestão de Ativos Certificado), pela WPiAM – World Partners in Asset Management e Abraman – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos.


TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 567,00

NÃO SÓCIO: R$: 810,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO


EAD - AO VIVO

15:30h às 18:30h


CERTIFICADO

O certificado será digital e enviado em até 30 dias após o término do curso para o endereço eletrônico informado no momento do preenchimento da inscrição,.

Só receberão os certificados somente os participantes com 80% de aproveitamento do curso.


INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado por e-mail com 72 horas de antecedência ao curso.
  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA


De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Secretaria ABRAMAN

Vânia Veloso: secretaria@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br


Eventos ABRAMAN

Luana Barros

eventos1@abraman.org.br





Planejamento, Programação e Controle de Manutenção (PPCM) - EAD AO VIVO - 08, 09,10,11,14,15,16,e 17/09/2020

Setembro 08,09,10,11,14,15,16 e 17 EaD - Ao Vivo 24 09h as 12:00 José Wagner Braidotti  R$ 637,00 R$ 910,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 01/09/2020.


INSCREVA-SE AGORA


PLATAFORMA


O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: Go ToMeeting



CARGA-HORÁRIA


24 horas de ensino em formato online, durante 8 encontros, das 09h às 12h.


OBJETIVO

Desenvolver habilidade nas técnicas de cumprimento da Função de Planejamento, da Função Programação e do Controle de Manutenção, no sentido de entregar o melhor resultado, quanto a funcionalidade dos ativos no fluxo da modalidade de manutenção baseada na condição (CBM).


EMENTA

1) A MANUTENÇÃO

A Função Manutenção. As Melhores Práticas de Manutenção. Conceitos de Manutenção de Classe Mundial. As Tendências Mundiais de Manutenção. O Ciclo Otimizado das Práticas de Manutenção. A Importância da Informação Confiável para a Manutenção. As Estratégias de Manutenção. Como definir uma estratégia de manutenção. A Evolução da Manutenção. As 4 Gerações de Evolução.


2) A GESTÃO DE ATIVOS

Noções de Gestão de Ativos, Noções de PAS-55 e a ISO 55000. A Contribuição direta da Manutenção para a Gestão de Ativos.


3) O PLANEJAMENTO, A PROGRAMAÇÃO E O CONTROLE DE MANUTENÇÃO

3.1 Objetivo deste Módulo

Em virtude da manutenção estar envolvida com diversos tipos de atividades planejadas e não planejadas diariamente, o planejamento possui uma função vital no sentido de entender, filtrar, padronizar, organizar, dimensionar, negociar, provisionar e viabilizar os serviços a serem encaminhados para as diversas oficinas, que estarão cumprindo o que já foi viabilizado no atendimento à programação das atividades.

Apresentamos também a relação direta, mas com atividades bem distintas que existe entre o cumprimento da função planejamento e a função programação.

A principal função do planejador é analisar o resultado dos serviços realizados e registrados, e atualizar e melhorar continuamente a base técnica dos planos de manutenção, no sentido de tornar as atividades das equipes multifuncionais cada vez mais produtivas.

Outra importante função do planejador é viabilizar (material, ferramental, instruções técnicas, etc.) todos os serviços a serem realizados pela manutenção.


3.2 Programa deste Módulo

* Introdução sobre Planejamento e Programação

* Teste 1 - Processos da Manutenção - Aplicação

* As 21 Máximas do Planejamento e da Programação - Aplicação

* Práticas de Manutenção e Tendências Mundiais

* O Cumprimento da Função Planejamento

* Os 6 Princípios Básicos da Função Planejamento

* A Improdutividade da Equipe de Manutenção

* A Priorização dos Serviços Planejados

* O Correto tratamento das Ordens de Serviço

* Os Modos de Falhas - Como Identificar

* Exercício de Modos de Falhas

* Os 6 Princípios Básicos da Função Programação

* Exercício - Programação de 50 Ordens de Serviço para 3 Semanas (S+3)

* As 15 Regras para os Planejadores

* Os 22 Indicadores de Desempenho da Manutenção Análise Situacional

* A importância do histórico para a manutenção

* Teste 1 - Processos da Manutenção Moderna - Correção

* As 21 Máximas do Planejamento e da Programação - Correção

* Conclusão e Encerramento


INSTRUTOR:


INSTRUTOR


ENG.JOSÉ WAGNER BRAIDOTTI JUNIOR

Engenheiro Mecânico, formado pela FEI em 1985. Engenheiro de Segurança do Trabalho, na FAAP, em 1998. Pós-graduado em Administração de Empresas, na FAAP, em 1988. Economia, na Faculdade São Judas Tadei, em 1992. Engenharia de Manutenção Industrial, na Mauá, em 1995. Gerenciamento e Auditoria de Manutenção em Bruxelas Bélgica, em 2000. Sistema Informatizado para Diagnóstico Energético em Atlanta EUA, em 2002. Avaliação dos Processos de Manutenção em Erlangen Alemanha, em 2003. MBA de Gerenciamento de Projetos, na FGV em 2007. Com mais de 35 anos de experiência na área de Engenharia de Manutenção e desde 1993 na Braidotti Engenharia e Consultoria como Diretor de Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos. Implantação de projetos no Brasil, EUA, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Honduras, Angola, Quênia, com treinamento de equipes em Práticas de Manutenção de Classe Mundial. Autor dos livros: A Falha não é uma Opção (lançado em junho/2013) e a Governança da Manutenção (lançado em junho/2016), com treinamentos especializados realizados para mais de 2.500 profissionais em todo o mundo.


TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 637,00

NÃO SÓCIO: R$: 910,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO


EAD - AO VIVO

09Hh às 12h


CERTIFICADO

O certificado será digital e enviado em até 30 dias após o término do curso para o endereço eletrônico informado no momento do preenchimento da inscrição,.

Só receberão os certificados somente os participantes com 80% de aproveitamento do curso.


INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado por e-mail com 72 horas de antecedência ao curso.
  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA


De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Secretaria ABRAMAN

Vânia Veloso: secretaria@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br


Eventos ABRAMAN

Luana Barros

eventos1@abraman.org.br




Estruturação da Gestão de Riscos - EaD Ao Vivo - 22,23,24 e 25/09/2020

Setembro 22,23,24 e 25 EaD - Ao Vivo 12h 13h as 16h

Marco Antonio Nutini

R$ 567,00 R$ 810,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 15/09/2020.


INSCREVA-SE AGORA




PLATAFORMA


O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: Go ToMeeting



CARGA-HORÁRIA


12 horas de ensino em formato online, durante 4 encontros, das 13h às 16h.


PROGRAMA


VISÃO GERAL DA TRILHA

Estruturação da Gestão de Riscos

Duração

12 horas

Público-alvo

Executivos e gestores responsáveis pela implantação de uma Estrutura de Gestão de Riscos conforme exigida por leis, regulamentações e requisitos de clientes ou de acionistas

Prerrequisitos

Conhecimento intermediário do processo básico de gestão de Riscos.

Ênfase da trilha

Apoiar a implantação de estruturas que sejam reconhecidas internacionalmente; apoiar o planejamento da mudança da cultura para absorver o conceito de risco; aprimorar a prestação de contas referentes aos riscos significativos.

Aprimorar a capacidade de analisar riscos e de emitir pareceres em diversos tipos de situação e de contexto.

EMENTA

Estruturação da Gestão de Riscos

1º dia

  • Introdução e conceitos

Definições vigentes de Risco

Tipos e classes de riscos

Visão geral do processo de GR

  • Identificação de Riscos

Como aprimorar a cultura de risco

Usando a experiência das pessoase os dados existentes para mapear riscos

Como registrar e descrever um risco

Montando uma matriz de riscos

2º dia

  • Análise do Riscos Identificados

Levantamento dos controles aplicados a um risco

Técnicas para análise de risco: Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA)

Técnicas para análise de risco: Análise Bow-Tie

Quando é necessária uma análise estatística mais avançada

3º dia

  • Avaliação e priorização dos Riscos Identificados

Ferramentas de avaliação para determinação de probabilidade e impacto

Avaliação da prioridade dos riscos identificados

Como tratar riscos em âmbito corporativo

  • Estrutura Organizacional e Governança

Tipos viáveis de organização

Montando um Comitê de Risco

Integração com auditoria interna, órgãos de controle e de supervisão

4º dia

  • Sistema de Controles

Como mapear e analisar criticamente o sistema de controles internos

Softwares de apoio à Gestão de Riscos

Incorporação dos indicadores-chave de risco ao Painel de Bordo

  • Prestação de contas de riscos para partes interessadas

Certificação de riscos pelos gestores

Relatórios aos acionistas e investidores


INSTRUTOR


Marco Antonio Nutini (Responsável pelo Projeto)

• Sócio Diretor, ocupou diversos cargos executivos em empresas de renome, tais como: KODAK (onde foi Gerente Geral da

Qualidade entre 1985 e 1992) e EMBRAER, onde foi o executivo responsável por Sistemas de Gestão, Controles Internos

e Gestão de Riscos (entre 2001 e 2006).

• Engenheiro Químico, Politécnica – USP - 1976, com especialização em Enga Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública

da USP. Auditor-Líder para Sistemas da Qualidade (ISO9001) e de Gestão Ambiental (ISO14001).

• Coordenador e Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade (1992 a 2014). Desenvolvedor dos cursos de Gestão

de Riscos, de Planejamento Estratégico e de Sistemas de Indicadores da FNQ.

• Autor dos livros Transformando o Sistema de Indicadores, publicado pela FNQ em 2015 e Risco não é um Número,

publicado pela Amazon em 2020.

• Possui sólida vivência nas áreas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Informação Gerencial, Planejamento Estratégico e

Gestão Ambiental, sendo responsável pela implementação e certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001)

e Ambiental (ISO 14001), implementação de práticas de governança corporativa e de gerenciamento de riscos (SOX-404,

COSO, ISO 31000), planejamento estratégico e implementação de sistemas de medição do desempenho (BSC,

Performance Prism, MEG), elaboração de Relatórios da Gestão para o Prêmio Nacional da Qualidade, Prêmio ABRADEE,

Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, Prêmio Nacional da Qualidade no Saneamento e Prêmio Iberoamericano da

Qualidade.

• É especialista em implantação de Gestão de Riscos e em sua integração aos demais sistemas de gestão. Orientou a

implantação e a integração da Gestão de Riscos na Embraer, na Volvo, na Elektro, no Itaú Unibanco, na Sabesp e no

Sebrae, dentre outros projetos.


TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 567,00

NÃO SÓCIO: R$: 810,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO


EAD - AO VIVO

09h às 12h


CERTIFICADO

O certificado será digital e enviado em até 30 dias após o término do curso para o endereço eletrônico informado no momento do preenchimento da inscrição,.

Só receberão os certificados somente os participantes com 80% de aproveitamento do curso.


INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado por e-mail com 72 horas de antecedência ao curso.
  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA


De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Secretaria ABRAMAN

Vânia Veloso: secretaria@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br


Eventos ABRAMAN

Luana Barros

eventos1@abraman.org.br




Fundamentos da Gestão de Ativos

Em breve Em breve EaD - Ao Vivo - -

João Ricardo Barusso Lafraia

Ana Paula Schlemper Pacheco

Maria Cristina Alexandre Costa

R$ 600,00 R$ 800,00

INTRODUÇÃO


O curso Fundamentos da Gestão de Ativos abrange os conceitos fundamentais em Gestão de Ativos, abordando o contexto da gestão da organização, da gestão de ativos e de sistema de gestão de ativos.


OBJETIVOS


Preparar profissionais para entender a importância da gestão de ativos para geração de valor para as partes interessadas como acionistas, clientes, sociedade, força de trabalho e fornecedores.


PÚBLICO ALVO


Líderes e gestores de forma geral e responsáveis pela gestão de ativos nas organizações.


CARGA-HORÁRIA


9 horas de ensino em formato Online, durante 3 encontros, das 15h30min às 18h30min.


PROGRAMA


1) Introdução à Gestão de Ativos:

  • O que são ativos?
  • O que é a Gestão de Ativos?
  • Fundamentos e conceitos da Gestão de Ativos
  • Papel e o valor da Gestão de Ativos
  • Desafios da Gestão de Ativos
  • Benefícios da Gestão de Ativos

2) Princípios da Gestão de Ativos

  • Apresentação do Sistema de Gestão de Ativos
  • Prós e contras da certificação na ISO 55001
  • O Modelo de Sistema AMC AM e as ligações com a ISO 55001
  • O Modelo de Negócios AMC AM
  • O Modelo da Capacidade de Entrega de Capabilidade do AMC

3) Engajamento de Partes Interessadas Estratégia e Objetivos de Gestão de Ativo e Planejamento da Gestão de Ativos

  • Onde isto se encaixa no Modelo do Sistema de Gestão de Ativos?
  • Estabelecer requisitos das partes interessadas
  • Critérios da tomada de decisões
  • Desenvolver Objetivos para a Gestão de Ativos
  • O Plano Estratégico da Gestão de Ativos

  • 4) Liderança para Gestão de Ativos e Cultura organizacional
  • Onde a Liderança e a Cultura se encaixam nos exemplos de comportamentos de líderes eficazes para o Sistema de Gestão de Ativos?
  • Características de organizações eficazes
  • Características da cultura eficaz
  • Relação entre liderança e cultura e os outros aspectos da Gestão de Ativos

5) Estratégia de Recursos baseada em riscos

  • Onde isto se enquadra no Modelo de Sistemas da Gestão de Risco?
  • Gestão de Risco (ISO 31000) e Ferramentas da Gestão de Risco (ISO 31010)
  • Análise e Avaliação de Risco
  • Papel dos registros de Risco
  • Como identificar Riscos
  • Medidas de controle de Riscos

6) Tomada de decisão em Gestão de ativos

  • Onde a tomada de decisão se encaixa no Modelo de Sistemas de Gestão de Ativos?
  • Quais são as decisões de gestão de ativos típicas e os elementos para a tomada de decisão?
  • A influência de decisões nos custos do ciclo de vida dos ativos
  • Equilíbrio entre o custo, o risco e o desempenho
  • Alinhamento das decisões aos requisitos das partes interessadas e requisitos RAMS
  • A tomada de decisões para selecionar tarefas de manutenção
  • A importância de Informação sobre Ativos na tomada de decisões

  • 7) Processos técnicos de Gestão de Ativos
  • Onde se enquadra no Modelo no Sistema da Gestão de Ativos
  • Planejamento Estratégico
  • Engenharia de Sistemas
  • Gestão da Configuração
  • Aquisição
  • Operações e Manutenção

8) Competências e Estrutura organizacional

  • Como a competência e a estrutura organizacional se encaixam no Modelo de Sistemas da Gestão de Ativos
  • Uma definição de Competência
  • Certificação de Competência
  • Desenho e Estrutura Organizacionais
  • Comprometimento

9) Avaliação e melhoria de desempenho

  • Onde isto se encaixa no Modelo de Sistemas da Gestão de Ativos?
  • Os princípios de Análise Crítica e de Auditoria
  • Metodologia de monitoramento de desempenho
  • Uso de indicadores-chave de desempenho
  • Avaliação e melhoria no contexto do Modelo de Entrega de Capabilidade

INSTRUTORES


JOÃO RICARDO BARUSSO LAFRAIA


Graduado em Engenharia Mecânica, MSc em Engenharia e MBA e doutorando em Administração de Empresas. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gestão de Ativos e Manutenção - ABRAMAN, coordenador da ABNT/CEE-251 Comissão de Estudo Especial Gestão de Ativos (Comissão Espelho do ISO/TC251) e diretor do WPiAM (World Partners in Asset Management).

Atualmente é gerente geral da Petrobras na Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos, em Santos, São Paulo. Trabalha há 35 anos na Petrobras, ocupando as funções de engenheiro de Inspeção, coordenador de Confiabilidade, gerente de Engenharia, gerente de Produção na Refinaria Repar e gerente geral de cinco Refinarias no Brasil. Foi gerente geral de Eficiência Operacional das Refinarias da Petrobras na sede no Rio Janeiro. É coordenador da Comissão Especial de Estudo (CEE-251) da ABNT que produziu a série de normas de Gestão de Ativos NBR ISO 55.000.

Foi presidente da ABRAMAN e fez parte do Comitê Executivo do Fórum Global de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAM). É autor do livros “Manual de Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenção”, “Liderança para Segurança, Saúde e Ambiente” e co-autor do livros “Gestão de Estratégia e Confiabilidade”, “Criando o Hábito da Excelência”, “Liderança baseada em Valores”, “Gestão de Ativos” e “Vivendo a Gestão de Ativos”. Em novembro de 2013 lançou o livro “Living Asset Management”, publicado na língua inglesa. Em coautoria com John Hardwick, escreveu um capítulo do livro “The New Asset Management Handbook – A guide to ISO 55.000”, lançado em 2014 e co-autor do livro “Living Asset Management Maturity”, em 2020. É autor de diversos artigos e palestras sobre Excelência na Gestão de Ativos, Confiabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. É certificado CMPR (Certified Maintenance and Reliability Professional) pela SMRP-USA, CFAM (Certified Fellow in Asset Management) pela AMCouncil-Austrália e CAMA (Certified Asset Management Assessor) pela WPiAM.


ANA PAULA SCHLEMPER PACHECO


Gerente de Planejamento e Controladoria da Bacia de Santos Unidade de Exploração em Águas Ultra Profundas da Petrobras, tendo atuado também nas áreas de Abastecimento, Refino e Petroquímica da Companhia. É formada em Engenharia de Produção Mecânica, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral e pós MBA em Liderança, pela Kellog Business School. É especialista em Gestão pela Fundação Nacional da Qualidade e certificada em Gestão de Ativos pelo WPiAMP.

Possui experiência gerencial de mais de 15 anos em estruturação, implantação e avaliação de modelos de gestão, tais como Modelo de Excelência em Gestão (MEG), Sistema de Gestão Integrado e Sistema de Gerenciamento de Segurança de Processos, Sistema de Gestão de Segurança de Processo e Gestão de Ativos

Atua como voluntária em avaliações de empresas pela Fundação Nacional da Qualidade e na Comissão de Estudo Especial em Gestão de Ativos ABNT CEE 251, onde coordenada o GT-12 - Estruturação do Prêmio MeGA - Melhores em Gestão de Ativos.


MARIA CRISTINA ALEXANDRE COSTA


Principais projetos desenvolvidos: implantação de modelos e sistemas de gestão tendo como referência Modelo de Excelência da Gestão da FNQ, em alinhamento com requisitos normativos como, por exemplo ISO 9001, 14001 e 55001 e OSHAS/45001, Dentre seus principais clientes destacam-se Cemig, EDP Distribuição, Enel, Energisa, FCC S.A, Inmetro, Petrobras, Petroflex, Transpetro, Sabesp.

Modelagem de processos e revisão de estrutura organizacional:Prumo Logística, Revap, Petrobrás.

Gestão Estratégica:EDP Distribuição, FCC S.A., Farmanguinhos, Fiotec, Inmetro, Petrobrás.

Implantação de processo de Gestão de Ativos: FCC S.A.

Voluntariado:

• • Atuação na FNQ: criadora pela FNQ do Melhores em Gestão de Ativos, cuja primeira edição ocorreu em 2019, Coordenadora Técnica de 2013 a 2016 do Núcleo do Modelo de Excelência da Gestão que conduziu à criação do MEG – 21ª edição, Orientadora de 2007 a 2012, Examinadora Sênior de 2002 a 2006; Examinadora Relatora em 2000 e Examinadora em 1999. Instrutora da Banca Examinadora desde 2000, Membro do GT de Processos da FNQ de 2013 a 2015, Membro do Comitê Técnico-educacional em 2002; Membro do Comitê de Avaliação em 2002 e 2001; Observadora da Fundação Nacional da Qualidade no processo de chancela do Prêmio Mineiro em 2004 e do Prêmio Qualidade Rio em 2002 e 2001

• •Atuação em prêmios correlatos ao PNQ: Examinadora do Prêmio Ibero-americano em 2002; Membro do Comitê de Educação do Programa Qualidade Rio de 2000 a 2004; Membro da Regional Rio do Comitê de Educação do Prêmio Nacional da Qualidade (1997-1998)


TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 600,00

NÃO SÓCIO: R$: 800,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO

EAD - AO VIVO

15:30h às 18:30h



CERTIFICADO

O certificado será digital e enviado em até 30 dias após o término do curso para o endereço eletrônico informado no momento do preenchimento da inscrição,.

Só receberão os certificados somente os participantes com 80% de aproveitamento do curso.


INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado por e-mail com 72 horas de antecedência ao curso.
  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA

De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Secretaria ABRAMAN

Vânia Veloso: secretaria@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br


Gestão Estratégica da Manutenção e a Gestão de Ativos

Em breve Em breve EaD - Ao Vivo - -

Alan Kardec

Julio Nascif

R$ 567,00 R$ 810,00

APRESENTAÇÃO

Capacitar e/ou reforçar conhecimentos já adquiridos nas áreas da Gestão da Manutenção e da Gestão de Ativos, alinhadas com o Planejamento Estratégico das Organizações. A Sustentabilidade Empresarial, entendida como financeira – Social – Ambiental, tem na Gestão de Ativos uma excelente e moderna ferramenta para alcançá-la.



PÚBLICO ALVO

Engenheiros, Administradores, Técnicos e profissionais que atuam nos vários processos da Organização: manutenção, operação, engenharia, suprimento, RH, segurança, entre outros.



PROGRAMA BÁSICO

· A Manutenção e o Planejamento Estratégico da Empresa;

· A Gestão Estratégica da Manutenção;

· Tipos de Manutenção versus Resultados de Disponibilidade, Confiabilidade, Segurança Operacional e Pessoal e Otimização de Custo;

· A Importância da Manutenção Preditiva e da Engenharia de Manutenção;

· Processos e Indicadores Críticos da Manutenção e da Empresa;

· A Gestão de Ativos;

· As Normas ABNT NBR ISO 55000, 55001 e 55002;

· A Equação Custo – Risco – Benefício;

· A Gestão de Ativos como um Processo de Gestão na Busca da Excelência Operacional;

· O Alinhamento Indispensável da Manutenção – Operação – Engenharia – Suprimento – RH;

· A Sustentabilidade Empresarial: Financeira – Social – Ambiental;

· Casos Reais de Sucesso de Empresas Excelentes;

· Exercícios Práticos.



DURAÇÃO DO CURSO

16 horas, sendo 02 horas por dia, de segunda à sexta feira, de 09:00h às 11:00h.


INCLUSO

Certificado de Participação.



RECURSOS NECESSÁRIOS

Computador com acesso à internet.



PLATAFORMA UTILIZADA

SKYPE versão 8



MATERIAL DIDÁTICO

Será disponibilizado em meio eletrônico o material utilizado pelos instrutores.



ACESSO REMOTO

Os alunos receberão um e-mail com o link para acesso à Sala de Aula, (Grupo no Skype). A primeira vez que o aluno clicar no link, será instalado um plugin em seu navegador e iniciada a aula.


Durante as aulas, os participantes deverão ter a câmera do computador ativado e o microfone desativado. A desativação do som é necessária para evitar que ruídos locais interfiram na transmissão da aula para os demais alunos.


Após a inscrição os participantes receberão maiores informações para utilização da plataforma Skype durante o curso.



INSTRUTORES

ALAN KARDEC

Engenheiro Mecânico. Especialização em Engenharia de Equipamentos de Petróleo, na Petrobras. Gestão da Manutenção na Suécia. É certificado CAMA – Certified Asset Management Assessor. Foi Gerente Executivo da Petrobras – Refino e Presidente da Petrobras Biocombustível. Foi Presidente da ABRAMAN e do seu Conselho Deliberativo e, atualmente, é membro do seu Conselho de Administração e Coordenador da Gestão de Ativos. Autor e coautor de 11 livros de Gestão Empresarial e da Manutenção destacando-se, “Manutenção – Função Estratégica”, “Gestão de Ativos”, e “Gestão Estratégica e Avaliação Empresarial”. É professor em cursos de MBA da UFRJ, UFF e Fundação Gorceix.


JULIO NASCIF

Engenheiro Mecânico. Especialização em Engenharia de Equipamento de Petróleo, na Petrobras. Curso avançado de Turbo Máquinas. Especialista em Máquinas Rotativas e Técnicas Preditivas. Foi Gerente de Manutenção Mecânica na Refinaria Gabriel Passos da Petrobras. Foi Diretor da TECEM – Tecnologia Empresarial, atuando em Consultoria e Assessoria Empresarial e de Manutenção. coautor dos livros “Manutenção – Função Estratégica”, “Manutenção Orientada para Resultados”, “Manutenção Preditiva – Fator de Sucesso Empresarial e da Manutenção” e “Gestão de Ativos. Professor em cursos de pós-graduação em Engenharia de Manutenção.



NOME DA TURMA NO SKYPE

Curso ONLINE: Gestão Estratégica da Manutenção e a Gestão de Ativos.



TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 567,00

NÃO SÓCIO: R$: 810,00



CERTIFICADO

O certificado será digital e enviado em até 30 dias após o término do curso para o endereço eletrônico informado no momento do preenchimento da inscrição,.

Só receberão os certificados somente os participantes com 80% de aproveitamento do curso.



INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado por e-mail com 72 horas de antecedência ao curso.
  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA

De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Secretaria ABRAMAN

Vânia Veloso: secretaria@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br