2020 – ANO QUE JAMAIS ESQUECEREMOS!

2020 – ANO QUE JAMAIS ESQUECEREMOS!


Os acontecimentos deste ano afetaram profundamente a cada um de nós. A pandemia causada pelo coronavírus, a triste perda de milhares de Vidas Humanas, a mudança de hábitos, a quarentena, o distanciamento social, convivências e abraços à distância, home-office, congressos e aulas à distância, e outras diversas mudanças que impactaram as nossas vidas.

Proporcionaram, também, momentos de grandes reflexões pessoais. Particularmente, além das questões afetivas próprias de cada um de nós, uma reflexão que fiz muito foi qual será o nosso legado 

para as futuras gerações.


Como estudioso e atuante no novo paradigma da Gestão de Ativos na área empresarial, uma reflexão que tenho feito dentro desta nova filosofia de Gestão é relativa ao Ciclo de Vida dos Ativos e, nesta análise, destacamos que o Ativo mais importante é a nossa qualidade de vida nesta nossa passagem aqui na Terra. Outro ativo muito importante é o Planeta Terra – Nossa Casa! Aí vem uma fundamental pergunta: qual é o nosso legado para as futuras gerações deste nosso Planeta Terra?


É preciso que a nossa entrega do Planeta para as futuras gerações seja, no mínimo, com a qualidade igual a que recebemos das gerações que nos antecederam; infelizmente estamos indo em direção oposta.

SOBREVIVÊNCIA HUMANA VERSUS PRESERVAÇÃO DO PLANETA


Quando se fala em aquecimento global, mudança climática, destruição do Planeta Terra - Nossa Casa, a maioria das pessoas, principalmente se não estão claramente afetadas, ainda não acredita que estamos caminhando para a destruição da Nossa Casa.

O tripé da Sustentabilidade passa pelo FINANCEIRO – AMBIENTAL – SOCIAL, entretanto, o foco prioritário tem sido, majoritariamente, o Financeiro, negligenciando o Meio Ambiente e o Social.


Vamos focar aqui, apenas, a questão ambiental.


O ACORDO DE PARIS, que tem como objetivo limitar o aumento de temperatura do planeta em até 1,5 graus centígrados acima dos níveis pré-industriais, dificilmente será cumprido. Estados Unidos, China e Europa respondem por mais da metade das emissões de gases de efeito estufa do planeta. Os Estados Unidos, ao que tudo indica, vai priorizar firmemente a energia renovável com a eleição do novo presidente Biden. A China, graças ao seu crescente abandono do carvão e ao seu avanço para energias renováveis, eólica e solar, tem dado um bom exemplo.

E o Brasil? Ainda não está claro qual caminho seguiremos com relação a Floresta Amazônica, o fato é que o desmatamento aumentou em 2020.

Cientistas ingleses que estudam cenários, projeções e riscos, afirmam que existe um possível ponto de não retorno para salvar o Acordo de Paris:


É A PERDA DA FLORESTA AMAZÔNICA!


A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PRECISA SER O LEGADO DA NOSSA GERAÇÃO!


Nossa geração está falhando em deixar um legado sustentável ambientalmente. Felizmente, as novas gerações estão promovendo movimentos em todo o mundo buscando forçar ações da geração atual para efetuar uma grande mudança de mentalidade em torno da questão ambiental.


É esta nova geração que está agindo para mudar o curso do desastre ambiental.


AINDA HÁ TEMPO! DEPENDE, TAMBÉM, DE CADA UM DE NÓS!


Alan Kardec

Consultor Empresarial e de Gestão de Ativos